A Responsabilidade Individual por Hábitos Sustentáveis.

Como nossos hábitos influenciam no Meio Ambiente

Há muito tempo o ser humano busca entender qual o seu papel dentro do sistema onde existimos, não só na relação com as outras pessoas, mas principalmente com o ambiente que habitamos.

Com a evolução da sociedade e a figura do Estado como agente controlador, chegamos em um ponto onde não adiantava mais garantir apenas os direitos sociais dos seres humanos. Para realmente garantir uma vida digna se percebeu necessário tratar o lugar onde o ser humano vive, ou seja, o meio ambiente como um todo. Foi então que nasceu o conceito de desenvolvimento sustentável.

Com o conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a preocupação com os hábitos individuais e como são importantes para manter o meio ambiente saudável para nós e para as futuras gerações.

No Brasil a Constituição Federal de 1988 foi o marco legal para a defesa do direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de preservá-lo:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Outro marco no país foi o encontro Rio 92 com a criação da agenda 21 e que elevou a preocupação com o consumo e seus impactos no meio ambiente, possibilitando a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável.

Nossos hábitos de consumo influenciam diretamente no meio ambiente, todos os dias tomamos banho, nos alimentamos, acendemos as luzes das nossas casas e descartamos resíduos, por isso os hábitos individuais são importantes para reduzir o impacto causado pelo ser humano na natureza.

Como apontado pela coordenadora substituta de Educação Ambiental do ICMBio, Célia Pereira:

"A sustentabilidade é responsabilidade de todos. A diminuição do uso de copos descartáveis, por exemplo, já traz um imenso benefício para a natureza, uma vez que os plásticos matam milhares de animais e poluem o meio ambiente"

Quando causamos danos, explorando ou poluindo o meio ambiente, influenciamos diretamente na vida dos outros seres vivos que dividem esse planeta conosco. Estima-se que atualmente o descarte inadequado de resíduos causa mais de 100 mil mortes de animais marinhos por ano. Mais de 25 milhões de toneladas de lixo vão parar no oceano todos os anos.

Portanto, se cada um fizer a sua parte podemos ter um ambiente digno e equilibrado para nós e garantindo isso para as futuras gerações.

 

 

Fontes:

https://paranaportal.uol.com.br/geral/cerca-de-100-mil-animais-marinhos-morrem-por-ano-vitimas-do-lixo-jogado-na-praia/, em 23/03/2019

http://mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-mundial.html, em 23/03/2019

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/4-destaques/5461-habitos-sustentaveis-reduzem-impactos-na-biodiversidade, em 23/03/2019

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm, em 23/03/2019

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global, em 23/03/2019

 

2 opiniões sobre “A Responsabilidade Individual por Hábitos Sustentáveis.”

  1. What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely useful and it has aided me out loads. I hope to contribute & assist other users like its aided me. Good job.

  2. Spot on with this write-up, I really assume this website needs much more consideration. I’ll most likely be again to read rather more, thanks for that info.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *