Parceria entre indústria e redes de catadores empurra reciclagem.

A importância dos catadores e das cooperativas na coleta seletiva.

Você sabia que 98% das latas de alumínio produzidas no Brasil são recicladas? Isso equivale a quase 24 bilhões de latas por ano! Estes números colocam o Brasil na liderança mundial de reciclagem destas embalagens. O resto do mundo mal atinge 70% de reciclagem das latinhas de alumínio.

Segundo Renault Castro, presidente da ABRALATAS, entidade que reúne os fabricantes de latas de alumínio no Brasil, grande parte destes números de sucesso se deve à participação direta dos catadores e das cooperativas de coleta.

“Grande parte de nosso êxito não seria alcançado sem a atuação de catadores e cooperativas. Foi então que passamos a enxergá-los como parceiros, e nossa indústria começou a investir nesse tipo de trabalho”, disse o empresário.

Nos últimos cinco anos, diz ele, as empresas do setor contribuíram com US$ 200 milhões na modernização e capacitação de cooperativas e na formação de catadores.

Outros setores seguiram um caminho parecido. Quase 26% das embalagens de plástico produzidas no país hoje é reciclada, o que equivale a 550 mil toneladas por ano.

"Se compararmos com outros setores, o índice pode parecer baixo. Mas é preciso levar em conta que hoje o plástico tem uma infinidade de aplicações", diz José Ricardo Roriz, superintendente da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).

Outro setor que investe nesta linha é o de caixas de produtos longa vida. Hoje, 60 mil toneladas (22,1%) dessas embalagens são recicladas. A Tetra Pak, maior fabricante do produto, investe na pesquisa de itens que possam ser feitos a partir de seus resíduos.

"A embalagem é composta por 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio. As cooperativas vendem o que foi coletado para 14 empresas que fazem a separação desses materiais", diz a diretora de meio ambiente da empresa, Valéria Michel.

 

Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1931015-parceria-entre-industria-e-redes-de-catadores-empurra-reciclagem.shtml?loggedpaywall#_=_, em 15/02/2018

1 opinião sobre “Parceria entre indústria e redes de catadores empurra reciclagem.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *